Menu Lateral
 
Lagoa Dourada, 18 de Dezembro de 2017 :: 18 visitantes online.

Home :: A Cidade :: História

História

Conheça um pouco da História de Lagoa Dourada: A lagoa rica em ouro

Trechos retirados do livro: “Lagoa Dourada 300 anos - Síntese Histórica”, autor: Dauro J. Buzatti

 

Foi bem no início do século XVIII que a região das minas começou a sofrer uma verdadeira invasão, na procura do ouro. Dessa época existem referências mencionando que mineradores se instalaram em volta de uma lagoa, rica em ouro e por isso a batizaram de “Lagoa Dourada”.

Além da exploração do ouro, o fato mais marcante para o povoamento de Lagoa Dourada foi a construção de um caminho mais direto ligando São João del Rei até Congonhas do Campo. Este caminho foi aberto pelo coronel Antônio de Oliveira Leitão, como seus próprios recursos, como se pode verificar na carta de sesmaria que ele recebeu em 20-12-1713.

Nessas duas primeiras décadas do século XVIII a maioria da população era constituída por solteiros, que movidos pela atividade mineradora se locomoviam com maior rapidez para a busca de novos descobertos do ouro. Somente em 1731 é que as famílias começaram a se fixar no solo mineiro

A preocupação com a segurança da população incipiente e a solução de possíveis conflitos consolidou-se na nomeação, em 18-10-1726, do sargento mor João Alves Preto, que se radicou em Lagoa Dourada. Ele era português e filho de João Preto e Anna Alves. Mais tarde foram criadas diversas companhias de ordenanças em localidades identificadas como centros mineradores da Vila de São José (atual Tiradentes). A primeira delas parece ter sido criada no início da década de 1730, quando Antônio Rocha foi confirmado no posto de Capitão de Cavalos de Lagoa Dourada e Carandaí.

Em 1734, foi fundada a Capela de Santo Antônio de Lagoa Dourada. Em 1750, a cidade foi elevada à condição de Distrito de Paz  (circunscrição administrativa cuja autoridade máxima é o Juiz de Paz).

O aparecimento do ouro foi o fator preponderante no surgimento do então arraial de Lagoa Dourada. No início, sob a forma de faisqueiras e depois de lavras, exploradas inclusive por empresas estrangeiras, o solo lagoense foi sulcado em busca de precioso metal.

Na passagem do século XIX para o século XX, o arraial primitivo de Lagoa Dourada foi crescendo em função, quase que exclusivamente, da atividade relacionada à extração do ouro, principalmente em torno da lagoa que lhe deu nome. Porém, as fazendas disseminadas no seu território, já se dedicavam à agropecuária, de maneira incipiente, mas contínua, transformando-se em verdadeiros celeiros dos mineradores. No início, as casas do povoado ficavam dispostas em torno dessa lagoa, e aos poucos acabaram se expandindo para morro acima.

Lagoa Dourada foi subordinada administrativamente como distrito de Prados aos 29-02-1892, tornando-se cidade pela lei nº 556 de 30-08-1911. No documento da Diretoria do Serviço de Estatística com a Divisão Administrativa em 1911, publicado no Rio de Janeiro, em 1913, temos informações da população e número de moradias nas diversas freguesias. Na Lagoa Dourada a população era de 2012 habitantes em 820 moradias.

Após a instalação do município, aos 06-06-1912, a cidade começou a se modificar. Gradativamente, se observou a chegada do progresso e as mudanças nas diversas áreas, principalmente em termos administrativos, de serviços públicos, instrução, saúde, hotelaria e vias de transporte.

 

 

____________________________________________________________________________________________________

Referência: BUZZATI, Dauro J. Lagoa Dourada 300 anos -Síntese Histórica. Belo Horizonte: Edição Limitada do Autor, 2011.

 

 

 


 

Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Lagoa Dourada
Endereço: Rua Dr. Abeilard Pereira, nº 299 Cep: 36.345-000 - Cidade: Lagoa Dourada / MG
Tel.: (32) 3363-1122 - Email: gabinete@lagoadourada.mg.gov.br

Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: